lt;!-- -->

Um espaço onde quem lidera é o mercado financeiro. Aqui encontras a minha opinião, mas a tua também é bem-vinda, partilha-a.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Banif um exemplo! Um estudo! Uma opinião!

O Banif é um bom exemplo para os pequenos e jovens  investidores relembrarem-se da necessidade  criar certos critérios na escolha de uma acção para se poder  investir, e evitarem a ilusão de um cêntimo, pois parece que não a cotação não pode cair mais, mas a verdade é que tem caído e voltado a cair  ainda mais, vindo a fechar a sessão de hoje a 0.0057€ por acção. Mais 30% de desvalorização desde da última publicação "  Os milhões do Banif !  "a 1 de Outubro de 2014.

Gráfico diário Banif


 Um estudo!Uma opinião!


Essa disciplina de escolha de um título, deve ser criteriosamente aplicadamente diariamente para não cair em "armadilhas" que acabam por diminuir, incapacitar a possível  oportunidade de um jovem investidor poder evoluir, e permanecer nos mercados financeiros até que acumule  experiência e  disciplina   necessária para fazer caminhar os seus investimentos no sentido correcto.

Um investidor quando se  inicia por muito ou pouco conhecimento que tenha adquirido através de livros, vídeos, artigos online, mesmo tendo uma estratégia que considera rentável (haverá períodos em que ela não será, não pela estratégia mas pelo mercado), necessitara de principalmente de tempo,  a oportunidade de poder cometer erros, reajustar pormenores, seja tanto a nível da sua estratégia, ou disciplina emocional.
O tempo necessário para evolução como investidor só surgirá, na minha perspectiva,  com money manegement, disciplina e estratégia.




  Money Manegement 

 

 Definir criteriosamente qual a % de risco a aplicar em cada trade consoante a oportunidade que esteja a ser observada, face ao beneficio com maior probabilidade de vir a ser atingido, é a uma das chaves que permitirá ao investidor preservar o seu capital e prolongar o tempo a seu favor.
 O "próprio tempo" necessário para conseguir adquirir as capacidades, habilidades necessárias para que a sua estratégia de investimentos possa prosperar, sem ter que injectar constantemente capital na sua conta de investimentos, ou no pior dos cenários,é perder  a totalidade do capital abrindo "falência" financeiramente e psicologicamente. Muito mais coisas se poderiam falar este sobre este assunto, de extrema  importância na vida de qualquer trader, no entanto deixo essa tarefa si jovem investidor, de aumentar os seus conhecimentos sobre o assunto em questão.

 Disciplina 

 

 O que vale definir uma estratégia, um plano de trading para um título se depois de entrar não cumpro? A resposta já sabemos " não vale nada".

A falta de disciplina de cumprir a estratégia que tinha definido para o título, tanto leva um pequeno investidor como um grande investidor acumular perdas, muito para além que tinha estipulado inicialmente.
No entanto, o primeiro grupo por falta disciplina, acaba por entrar numa espiral,deixando que apenas um titulo, dois ou três, possam provocar perdas superiores a 30,40,50%  de desvalorização no total do seu capital. Parece um exagero mas acontece frequentemente.
Até arrisco a dizer que 70% desses investidores acabam por desistir dos mercados financeiros, não pela sua estratégia mas fundamentalmente pela sua repetida  falta de disciplina.

Estratégia



 O investidor necessita de ter uma estratégia, como o ser humano necessita de alimento para sobreviver a longo prazo. Não pretendo falar neste item  quais são as estratégias com melhor ou pior rentabilidade, pois não faria sentido nenhum, nem eu saberia.
Uma estratégia pode ser muito rentável para mim, mas péssima para outra pessoa. Porquê?
Bem, creio que não tenha uma resposta concreta, mas vários argumentos que possam vir a construir a resposta.
  • Perfil de investidor - o investidor precisa de encontrar o seu perfil,e definir a sua estratégia consoante a sua maior predisposição, o que quero dizer com isto, o investidor necessita de saber quais as oportunidades que consegue identificar com maior facilidade, e que evoluem de acordo com a sua visão inicial. Seja numa visão de M5, M30, H4, diário, semanal ou mensal (ou outro qualquer), é necessário identificar em que tempo gráfico o investidor sente mais confortável, e que oportunidades foram as mais rentável, mas para isso terá que criar um registo das suas operações, preferencialmente com fotos e comentários, para ter uma base de dados que lhe permita mostrar em que tempo gráfico possui maior probabilidade de ter mais sucesso, onde deve operar e não onde deseja operar.

Para quem está no inicio desta caminhada pelos mercados financeiros, recomendo, aconselho vivamente  que por enquanto, opte  por analisar as possíveis oportunidades que o mercado possa proporcionar, através do gráfico diário (e eventualmente o semanal). Porquê? Principalmente porque será obrigado a realizar a analise técnica após o mercado fechar, isso permitirá uma analise mais calma, melhor estruturada, sem precipitações, e com um ingrediente muito importante a ausência de ansiedade para entrar no mercado. Tudo o que definir fazer, terá que ser forçosamente colocado para ser executado no dia seguinte.

  • Como ser humanos temos maneiras de pensar, agir e reagir aos problemas de forma diferente, e em relação aos investimentos nos mercados financeiros também acontece, seja nas analises dos gráficos, nos argumentos que consideramos certos para entrar, etc...

 Dois investidores com a mesma estratégia seja ela qual for a seguir o mesmo tempo gráfico, podem ter comportamentos diferentes na gestão das suas posições.
Um dos investidores pode apenas aproveitar o impacto inicial da oportunidade, e o segundo investidor levar a sua posição o máximo possível que o mercado lhe permita. Qual dos dois está errado? Nenhum. Pois cada  investidor está actuar conforme o seu plano, e na atmosfera que melhor lhe proporciona  tranquilidade, as suas rentabilidades poderão a ser diferentes mas ambos ficam satisfeitos com os seus trades.

Uma estratégia que é rentável para mim e sendo explicada a outro investidor que está a iniciar, ela pode ser desastrosa para ele. Porquê? Se o investidor não estiver a realizar uma boa gestão de risco, ter disciplina nos seus trades, a estratégia de pouca vai valer, pois rapidamente o capital não aguentara os erros cometidos.

Nos mercados financeiros lidamos com probabilidades, com incertezas, e lá vem o dia em que esse investidor vai aumentar a sua exposição ao mercado, entrar antecipadamente ou tardiamente, não coloca Stop Loss, ou define um stop loss mental* (algo que está na moda nos novos pequenos investidores), quando a operação não segue o movimento esperado, não fecha a ordem  mesmo quando o preço já há muito ultrapassou o valor do seu stop mental, ficando agarrado ao título na esperança que venha a reverter rapidamente.
Acontecimentos que revelam que uma estratégia rentável é frágil a longo prazo se não tiver nas suas fundações o money manegement e uma disciplina permanente para cumprir predefinido.



* Stop loss mental, na minha perspectiva, só deveria ser utilizado em day trade, quando acompanhamos constantemente o mercado, e que a % de risco em cada trade é menor, permitindo alguma margem de manobra para deixar ir um pouco abaixo (mas muito pouco) do valor inicial estipulado como stop loss, e caso não reage de imediato à zona em questão, resta apenas fechar a operação até melhor definição do mercado.
Considero que possivelmente 80% do stop loss são activados por o investidor ter-se antecipado ao mercado, sem ter ainda as confirmações necessárias para poder entrar, ou por estar completamente  contra a dinâmica do mercado.


Caso não esteja na disponibilidade de efectuar um compromisso consigo próprio em busca de mais disciplina e conhecimento, então consideraria que o melhor a fazer, seria pegar no seu capital enquanto ainda existe, e gastar numa viagem com os seus familiares, amigos, ou em outra coisa qualquer, pois ficará com melhores recordações desses momentos.
 Caso contrário a perda do seu capital  é algo muito provável de vir acontecer, já para não falar do desgaste psicológico que esta situação provocará.

Tendo disponibilidade, e força para efectuar um compromisso, desejo que 2015 possa ser um ano de transformação de hábitos, que permitam criar mudanças positivas na forma de investir, com vista a preservar o seu capital a longo prazo, e poder vir gradualmente vir a rentabilizar o seu património financeiro.

Agora voltando ao Banif, espero que o título possa encontrar argumentos para reverter a sua situação (algo que até ao momento tem revelado ser difícil)e aliviar as perdas de diversos pequenos investidores que participaram no aumento de capital e permanecem ainda no título.

Bons investimentos!
Sem comentários:
Enviar um comentário